Webber comanda dobradinha da RBR na Espanha; Massa larga em nono

|

sábado dia 08 de maio de 2010

O namoro entre a RBR e a primeira fila do grid de largada está ganhando jeito de casamento. Já se vão 10 corridas com pelo menos um carro da equipe entre as duas primeiras posições. Neste sábado, sob o sol de Barcelona, a rotina se manteve, com direito a dobradinha. O australiano Mark Webber cravou a pole position do GP da Espanha, com o tempo de 1m21s412, seguido pelo companheiro Sebastian Vettel, da Alemanha, que fez 1m21s680 no treino classificatório. Felipe Massa perdeu mais um capítulo do duelo interno na Ferrari e vai largar em nono, cinco posições atrás do espanhol Fernando Alonso.


A corrida está marcada para as 9h deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

O terceiro lugar ficou com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Seu companheiro de equipe, o atual campeão Jenson Button, ficou em quinto, à frente do alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Pela primeira vez, Schumi superou no grid o colega de time, Nico Rosberg, que larga em oitavo, logo atrás de Robert Kubica, da Renault.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, não conseguiu passar do Q1 e vai sair em 17º após cravar 1m23s125. Bruno Senna, da Hispania, fez o pior tempo, com 1m27s122, mas vai largar em antepenúltimo. Ele se beneficiou das punições de Timo Glock e Lucas di Grassi, da VRT, que foram punidos e vão sair nos dois últimos lugares.


Postado Por Luciano Silva
G1

Pesquisadores lançam novas variedades de semente de cana-de-açúcar

|

sábado dia 08 de maio de 2010

Pesquisadores de dez Universidades Federais Rurais, incluindo a de Pernambuco, acabam de lançar 13 novas variedades da semente de cana-de-açúcar. Com a novidade, os canaviais ganharão mais produtividade e uma resistência maior a pragas e doenças. As pesquisas realizadas pelos cientistas da Rede Interuniversitária Para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa) buscam encontrar novas variedades de cana-de-açúcar, que sejam mais adaptadas a cada região e tipo de solo.

“No mês de maio lançaremos nos Estados onde foram desenvolvidas as novas variedades – que inclui Pernambuco – essas 13 novas variedades e com isso pretendemos alcançar um incremento de 15% também em produtividade e riqueza de açúcar por tonelada de cana, contribuindo assim pra melhoria do manejo varietal das unidades produtoras de açúcar e etanol no Nordeste e de produtores de pequeno e médio porte que fornecem matéria-prima para empresas sucroenergéticas”, informou sobre o melhoramento genético da espécie o pesquisador da UFRPE, Djalma Euzébio.
Para que uma nova variedade chegue ao campo são em média 12 anos de pesquisa, sendo cinco no desenvolvimento de uma nova semente. O restante do tempo é dedicado à produtividade e à resistência da planta. Há quase dois anos, uma unidade de pesquisa da UFRPE, que abriga mudas das novas variedades de cana, foi invadida por sem-terras. Eles destruíram 30 mil mudas que estavam na estufa.
Nesse processo de pesquisa algumas usinas já estão com novas variedades no canavial. Sérgio Murilo de Andrade, diretor agrícola da Usina Petribú, comentou sobre a importância da novidade para o Nordeste: “as novas variedades vão permitir um aumento de mais de 15% de produtividade nos canaviais. Isso é importante principalmente pro nordeste, que possui uma produção abaixo das outras regiões do Brasil”
A expectativa dos pesquisadores é disseminar as novas variedades para o Brasil, que possui cerca de oito milhões de hectares plantados de cana-de-açúcar. “As empresas que compõem o setor energético no nordeste já dispõe desse material em sementeiras pequenas. E para os pequenos e médios produtores a gente tem projetos financiados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através do Finepe, que viabiliza que a gente leve o material genético para produtores de pequeno e médio porte na Região Nordeste, que possuem cerca de 20 mil produtores de cana de açúcar independentes que fornecem para as usinas”, explicou Djalma Euzébio.

Postado Por Luciano Silva