Inscrições para o SiSU ocorrerão entre 10 e 14 de junho

|

quarta feira dia 12 de maio de 2010

Sistema seleciona estudantes para ingresso em universidades federais; inscrições para o ProUni ocorrerão no mesmo período
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ocorrerão entre 10 e 14 de junho deste ano, segundo a secretária da Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci. O processo ocorrerá no mesmo período das inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni).
De acordo com a secretária, a ideia é que o estudante consiga saber ao mesmo tempo se poderá ingressar em uma universidade pública federal pelo SiSU ou terá que procurar uma bolsa de estudos em uma universidade particular com o ProUni.
A primeira chamada do SiSU será feita em 17 de junho, com matrícula em 21 e 22 de junho. Depois disso, virá a segunda chamada, em 26 de junho, e a terceira, em 7 de julho. A divulgação da lista de espera, que unificará as listas de vestibulandos universais e de ações afirmativas, ocorrerá em 19 de julho.
As informações foram fornecidas após debate sobre o SiSU realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nesta segunda-feira (10).
Diferente da primeira edição do SiSU, realizada no início deste ano, os alunos terão apenas duas opções de curso na edição do meio do ano. “É uma forma de ter garantia de que o aluno vai escolher a faculdade e vai ficar”, disse a secretária, referindo-se ao fato de terem havido muitas manifestações de interesse por vagas sem que as matrículas fossem realmente efetivadas na primeira edição.

Fica mantida a possibilidade de troca de opções apenas durante o processo de inscrições, de 10 a 14 de junho, depois disso, não haverá mais possibilidade de mudanças, como na primeira edição.
Desta vez, quem for aprovado em primeira opção será automaticamente retirado da lista, de acordo com Maria Paula. Já aqueles que forem aprovados em segunda opção poderão continuar tentando uma vaga em uma faculdade que oferecer a primeira opção feita.
As universidades públicas começam a se cadastrar no SiSU para o oferecimento de vagas a partir de quarta-feira (12).
UFSCar
A UFSCar decidirá até junho se irá aderir ao SiSU no vestibular 2011, de acordo com o reitor da universidade, Targino de Araújo Filho. “Começaremos as discussões agora”, afirmou.


Postado Por Luciano Silva
G1

Dunga convoca os 23 jogadores que vão para a África do Sul

|

quarta feira dia 12 de maio de 2010

O técnico Dunga divulgou, no início desta terça-feira (11), a relação dos 23 jogadores convocados para disputar a Copa do Mundo da África do Sul pela Seleção Brasileira. A única grande surpresa é a convocação do atacante Grafite, do Wolfsburg (ALE), no lugar do flamenguista Adriano. Os garotos Neymar e Paulo Henrique Ganso, do Santos, que vinham sendo pedidos pela torcida, ficaram de fora.

“Desde o início eu falo da coerência. Da importância de se doar pela Seleção, de pôr seu talento a disposição da Seleção. Então, os jogadores têm acreditar no que eu falo. A minha lista é baseada nisso, naqueles jogadores que mostraram, em campo, que querem jogar pelo Brasil”, disse Dunga.
Pernambuco vai ser representado pelo meia Josué, revelado pelo Porto e que fez carreira no Brasil no Goiás/GO e no São Paulo/SP, onde jogou até 2007. Desde então, ele defende as cores do alemão Wolfsburg. Outro que teve passagem pelo Estado foi o atacante Grafite, que jogou pelo Santa Cruz em 2001.
O primeiro jogo do Brasil acontece no dia 15 de junho, diante da Coréia do Norte. Ainda fazem parte do grupo G as equipes da Costa do Marfim e de Portugal.

Confira a lista:

GOLEIROS
Júlio César (Inter de Milão/Itália)
Gomes (Tottenham/Inglaterra)
Doni (Roma/Itália)

LATERAIS
Maicon (Inter de Milão/Itália)
Daniel Alves (Barcelona/Espanha)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon/França)

ZAGUEIROS
Juan (Roma/Itália)
Lúcio (Inter de Milão/Itália)
Luisão (Benfica/Portugal)
Thiago Silva (Milan/Itália)

MEIO-CAMPOS
Gilberto Silva (Panathinaikos/Grécia)
Felipe Melo (Juventus/Itália)
Josué (Wolfsburg/Alemanha)
Kléberson (Flamengo)
Elano (Galatasary/Turquia)
Ramires (Benfica/Portugal)
Kaká (Real Madrid/Espanha)
Júlio Baptista (Roma/Itália)

ATACANTES
Luís Fabiano (Sevilha/Espanha)
Nilmar (Villareal/Espanha)
Robinho (Santos)
Grafite (Wolfsburg/Alemanha)

SUPLENTES
A CBF divulgou no final desta tarde a lista dos sete jogadores que complementam o total de 30 atletas exigidos pela Fifa para disputa da Copa do Mundo. Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e Ganso, do Santos, que não figuraram entre os 23 iniciais de Dunga, aparecem nesse grupo de reservas.

Diego Tardelli (Atlético-MG)
Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Alex (Chelsea-ING)
Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Sandro (Internacional-RS)

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça. A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.


Postado Por Luciano Silva
G1

Saiba como pedir o Auxílio-doença

|

quarta feira 12 de maio de 2010

Através desse benefício, a Previdência Social paga ao profissional de carteira assinada a partir do 16° dia de afastamento por causa de doença ou acidente de trabalho
Um benefício que pode ser concedido às pessoas que ficam impossibilitadas de trabalhar por causa de doença ou acidente de trabalho. No caso de quem tem carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador. A Previdência Social paga a partir do 16° dia de afastamento do trabalho. Esse benefício é chamado de auxílio-doença.
Para solicitar o benefício, o primeiro passo é acessar o site da Previdência Social ou ligar para o telefone da Instituição, através do número 153. “A pessoa precisa entrar em contato com a Previdência para dar início ao requerimento e agendar uma perícia médica, que é um procedimento obrigatório”, explicou o assessor técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), João Maria Lopes (foto).
Segundo o assessor, após o agendamento, a perícia é feita dentro de um prazo de cinco dias, em média. “A perícia é feita na agência do INSS. Caso a pessoa esteja impossibilitada de comparecer ao local, a perícia vai até o local onde o solicitante está. O resultado sai na hora”, disse.
Caso a pessoa não se recupere no tempo estabelecido pelo perito, ela pode agendar uma reavaliação para renovar a licença. De acordo com o assessor, o pagamento vai de um salário mínimo, no valor atual de R$ 510, até R$ 3.280.



Postado Por Luciano Silva
pe360graus

Dor de cabeça intensa? Pode ser enxaqueca

|

quarta feira dia 12 de maio de 2010

Um desconforto que ninguém gosta de ter: a dor de cabeça. E existe um tipo específico dessa dor, que muita gente diz ser ainda pior: a enxaqueca. Em alguns casos, a doença impede a pessoa até de trabalhar.

É difícil dizer quando o problema começou, mas a enxaqueca já estava atrapalhando a vida da administradora Fernanda Neiva. “Quando tinha crise não conseguia estudar, trabalhar, nem mesmo ter lazer. Se concentrar é muito difícil quando se está em crise, pois a pessoa precisa de muita tranquilidade”, disse.
A dor começava quando Fernanda tomava alguns tipos de bebida, principalmente as que têm cafeína. Há três meses ela começou um tratamento. Eliminou algumas substâncias da alimentação e hoje pode levar uma vida mais tranquila. “Agora, eu tenho só uma crise por mês”, falou.
As crises fortes começaram quando o médico Onildo Mendonça Melo Júnior ainda era estudante, aos 18 anos. “As crises levam as pessoas a ter náuseas, vômitos, faíscas nos olhos. Nessas horas a gente se isola, quer um canto escuro para se afastar da luminosidade”, contou.
 As dores começavam sempre que ele passava da hora de dormir ou comer e chegou a um ponto que os remédios pararam de fazer efeito. Depois de passar por especialistas de diferentes áreas, ele encontrou o melhor tratamento na acupuntura. “Foi um marco. Agora eu tenho uma vida normal, como qualquer outra pessoa. Dificilmente tenho enxaqueca”, contou.
A enxaqueca é uma doença na qual a dor de cabeça é apenas um sintoma. “Cerca de 20% das pessoas que têm enxaqueca apresentam também alteração visual, dormência e tontura. A dor mais forte é também associada à intolerância ao exercício, náusea, vômitos e alteração do humor”, explicou o médico Pedro Sampaio.
A enxaqueca pode ser uma doença crônica, quando a dor de cabeça é diária. “Aproximadamente 7% da população brasileira, caracterizando um problema de saúde pública”, disse o médico.
Ele lembra que as crianças também têm dor de cabeça intensa. “Nesse caso, os pais precisam prestar atenção nos sintomas. Um dos primeiros sinais é a queda no rendimento escolar”, contou.
De acordo com o médico, o primeiro passo é identificar o que desencadeia a dor de cabeça no paciente, já que cada caso é específico. “Para alguns, a dor de cabeça é resultado do estresse, para outros é consumo de certos tipos de alimento, por exemplo. O importante é que as pessoas não se automediquem, pois estarão tratando apenas a dor e não a doença, que tende até aumentar desta forma, falou.



Postado Por Luciano Silva
pe360graus