segunda feira dia 24 de maio de 2010
O Banco Central lançou hoje a moeda comemorativa da Copa do Mundo da África do Sul. A moeda de prata tem valor de face de R$ 5,00.
Em um lado da moeda, há uma paisagem da savana africana com um jogador de futebol, em composição com o mapa da África, com destaque para a África do Sul. Na outra face, a imagem é de dois jogadores em movimento com a bola, tendo ao fundo versão estilizada da bandeira do Brasil. A tiragem máxima da moeda será de 25 mil peças, que serão comercializadas no Brasil e no exterior. O preço de venda será de R$ 108,00 e as moedas poderão ser adquiridas nas representações regionais do Banco Central. O Brasil foi um dos países convidados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para integrar o programa de emissões numismáticas da Copa do Mundo, ao lado de Portugal, França, Espanha, Alemanha, Austrália, além da própria África do Sul.
As emissões numismáticas especiais são uma prática internacional que tem como principal objetivo difundir a história e a identidade cultural da nação, consolidando o padrão monetário no país e no exterior. O Banco Central registrou em moedas comemorativas eventos esportivos de interesse nacional, como o Tetracampeonato Mundial de Futebol (1994), o Pentacampeonato (2002) e os XV Jogos Pan-americanos (2007).
Postado Por Luciano Silva
uol
Banco Central lança moeda comemorativa da Copa da África do Sul
|Professores terão exame para ingressar na carreira
|segunda feira dia 24 de maio de 2010
O Ministério da Educação anunciou a criação do Exame Nacional da Ingresso na Carreira Docente, que vai avaliar “conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis à vida docente, ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania”.
Divulgado no Diário Oficial da União de desta segunda (24), o exame será aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado do exame e poderá ser usado como critério de contratação em escolas públicas de ensino básico.
A forma como o exame será usado para contratar novos docentes ficará a critério de cada Secretaria Estadual de Educação. O ministério não definiu ainda prazos e procedimentos de inscrição para a primeira prova.
A forma como o exame será usado para contratar novos docentes ficará a critério de cada Secretaria Estadual de Educação.
Postado Por Luciano Silva
agência brasil
Banda Calypso vai animar aniversário do município de Escada
|segunda feira dia 24 de maio de 2010
Escada começa a comemorar neste sábado (22) 137 anos de emancipação política da cidade. Celebração segue até a próxima segunda-feira (24), dia do aniversário do município, com atrações culturais, religiosas e esportivas.
Os shows acontecem no Pátio de Eventos da cidade, sempre a partir das 19h. a entrada é gratuita. A grande atração é a banda paraense Calypso (foto).
A estimativa é receber uma média de 15 mil pessoas para participar das comemorações na cidade. Por isso, a Prefeitura articulou uma operação especial de segurança para o evento.
Ao todo, cerca de 190 homens, entre policiais militares, bombeiros e guarda municipal e particular, vão fazer parte da equipe de segurança. Em caso de emergência, ligar para o (81) 3534-8961/8962.
Confira a programação completa:
Sábado (22), às 19h
Noite de Louvor e Gratidão a Deus
Participação Especial - Eyshila e Banda (RJ)
Local: Pátio de Eventos
Domingo (23)
Final do IV Campeonato dos Engenhos, às 8h
Local: Usina Barão de Suassuna
Segunda-feira (24)
Missa Solene, 7h
Local: Igreja Matriz Nossa Srª. da Apresentação da Escada
Desfile do Pelotão das Bandeiras, às 7h30
Local: saída da Rua da Matriz
Hasteamento das Bandeiras, às 8h30
Local: Casa José Sisenando Cabral - Poder Legislativo
Show da Banda Calypso, às 22h
Local: Pátio de Eventos
Postado Por Luciano Silva
pe360graus
Lampião não morreu em Angicos e viveu até os 96 anos, diz escritor
|segunda feira dia 24 de maio de 2010
Depois de Elvis Presley, Raul Seixas e até Michael Jackson, quem diria, até Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, considerado o maior cangaceiro de todos os tempos, não morreu! Quer dizer, pelo menos não da maneira como a maioria das pessoas conhece e que está relatada nos livros de história: durante um tiroteio, na emboscada de Angicos, em Sergipe, em 1938. Logo após esse célebre episódio, Virgulino Ferreira teria vivido como comerciante e fazendeiro no Norte de Minas, e morreu com 96 anos, em 1993, em Buritis (MG).
Isso é o que garante o escritor, pesquisador e fotógrafo José Geraldo Aguiar, 60 anos, autor do livro Lampião, o invencível: duas vidas e duas mortes (Editora Thesaurus). Na obra, Aguiar expõe o 'outro lado da moeda' e mostra por meio de entrevistas, documentos e até depoimentos do suposto Lampião sobre como se deu essa sobrevida. "O que para o homem sábio é descoberta, para os outros pode ser loucura.
Muita gente acha que sou louco, mas muitos acreditam em mim. Foram 17 anos de muita pesquisa e um árduo trabalho e eu tenho a convicção de que o homem que conheci e convivi durante cinco meses era realmente o Lampião", assegura o escritor.
José Geraldo Aguiar sempre foi um grande admirador do "senhor absoluto do Sertão" e, vez por outra, ouvia rumores de que havia um homem em sua cidade, São Francisco (MG), à beira do rio de mesmo nome, que todos julgavam ser Lampião. "O Rio São Francisco era a estrada do Sertão. Então, vários cangaceiros acabaram indo para essas bandas. Logo após a batalha de Angicos, em que ele foi dado como morto.
Lampião fugiu, passou pela Bahia, Piauí, até que, em 1950, ele e Maria Bonita acabaram se estabelecendo em Minas. Ele viveu na clandestinidade e chegou a ter 13 identidades falsas", afirma o pesquisador.
Segundo a versão de Aguiar, Lampião era um sujeito muito astuto, inteligente e não condizia com seu temperamento ser morto da maneira que foi, com um tiro, e degolado, posteriormente. "Ele fugiu. Ele era uma pessoa de fama mundial. A morte dele foi uma farsa. Uma satisfação à sociedade. Ele disse a seus comandados que iria fazer uma grande viagem. E tenho inúmeros depoimentos no meu livro que comprovam essa versão de que ele realmente viveu em Minas até os 90 anos", enfatiza. E com relação à famosa cabeça que seria de Lampião e que foi, inclusive, fotografada? "Não era dele. Abordo isso no meu livro também. Temos até historiadores que afirmam de que aquela cabeça pertencia, na verdade, a outro cangaceiro, de nome Zé do Sapo", diz.
O autor defende com unhas e dentes sua versão sobre a outra morte do famoso capitão e narra com detalhes os seus encontros com ele. Não foram fáceis, mas a profunda admiração de Aguiar pelo cangaceiro foi o fator preponderante para que ele ganhasse a confiança definitiva de Lampião, como ele relata no livro: "Em meio aos comentários sobre gostos e costumes, soltei que a história de Lampião era a que mais me atraía. Ante a pronúncia do nome, olhou-me de maneira diferente e pediu que eu permanecesse mais tempo ali.
Mas como não podia ficar, acompanhou-me até a porta, de onde, tirando os óculos escuros, convidou: "Volte amanhã, cabra. Ao virar para trás e aceder o convite, percebi que seu olho direito era quase fechado.
"Foi uma conversa muito difícil, ele não se revelou de cara. Era um homem muito sério, sisudo e depois de algum tempo, disse que após a sua morte, eu estava autorizado a revelar ao mundo a sua sobrevida. Foi o que fiz, apesar de ainda hoje viver sob ameaça", revelou, sem querer entrar em detalhes. Na obra, há um trecho em que a filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira Nunes, conta o motivo de ter se recusado a fazer um exame de DNA para comprovar que aquele senhor que vivia no Sertão mineiro era o seu pai.
Expedita declarou que não perderia tempo com aquela história e disse mais: "O meu pai, o que eu conheço pela história, era um homem, não um frouxo, nem um covarde para viver esse tempo todo fugindo".
Segundo Aguiar, é natural que os descendentes do cangaceiro não queiram falar no assunto, e que alguns deles realmente mudam de prosa quando se toca no nome Lampião. Mas garante não se importar. "A história dele sempre teve muito mistério, afinal, é um mito. É normal a família não querer ficar remoendo nisso. Mas eu me sinto muito feliz e privilegiado de ter revelado toda essa história", garante.
Postado Por Luciano Silva
Ana Clara Brant, do Correio Brasiliense
Presa por ferir namorado que não quis sexo
|segunda feira dia 24 de maio de 2010
Uma mulher de 31 anos foi presa neste domingo (23) em Sumaré, no interior de São Paulo, após esfaquear o namorado porque, segundo a polícia, ele se negou a fazer sexo com ela. Ainda de acordo com a polícia, a mulher chegou em casa pela manhã, junto com uma amiga, e ficou nervosa após o rapaz dispensá-la ao dizer que estava cansado.
O casal discutiu e a mulher, então, pegou uma faca na cozinha, segundo relato da polícia. O rapaz, que tem 21 anos, ainda conseguiu tirar o objeto da namorada e entregá-lo para a amiga. Mas a moça pegou novamente a faca e desferiu um golpe nas costas do namorado.
A mulher foi presa em flagrante e encaminhada para a Cadeia Feminina de Santa Bárbara d´Oeste. O rapaz foi internado, em estado de observação, no Hospital Municipal da cidade.
De acordo com a polícia, a mulher havia consumido drogas. Ela foi autuada por tentativa de homicídio.
Postado Por Luciano Silva
portal correio
Dia do Combate ao Glaucoma será celebrado com atendimento gratuito
|segunda feira dia 24 de maio de 2010
Profissionais da área da oftalmologia comemoram o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, na próxima quarta-feira (26), realizando serviços gratuitos para pessoas com suspeita da doença. Haverá medida de pressão intra-ocular e exames além do encaminhamento dos portadores de glaucoma para avaliação posterior mais detalhada nos centros de saúde parceiro ao programa.
Os atendimentos serão realizados no dia 26, das 8h às 15h, em locais como: Ação Visual do Instituto de Olhos do Recife, Fundação Altino Ventura e Seope.
Dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma revelam que 2% da população apresenta a doença sem saber, o que já é considerado um estimativa de risco na área oftalmológica. Na campanha são esperadas mais 2.000 pessoas.
A ação terá, ainda, distribuição gratuita de colírios anti-glaucomatosos para pacientes da rede SUS de Pernambuco, resultado de uma mobilização de oftalmologistas no Recife em 2009.
A iniciativa é desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, que conta com a parceria do Instituto de Olhos do Recife (IOR), Hope, Hospital Santa Luzia Seope, entre outros.
GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença séria e de risco. Se não tratada, pode levar à perda gradual da visão ou até a cegueira. A população de baixa renda sempre foi quem mais sofreu com esta realidade, não só pela pouca informação como também pela falta de acesso ao tratamento.
A estatística é dura. Numa região metropolitana de 3 milhões de habitantes, espera-se encontrar cerca de 60 mil portadores de glaucoma, dos quais, 30 mil não têm a mínima idéia de serem portadores do mal. Além disso, dificilmente os demais conseguem usufruir de serviços e profissionais com treinamento adequado para apuração de um diagnóstico e tratamento com êxito
A doença age lentamente. Até o portador percebe haver algum erro com os olhos, já há uma perda de 40 a 50% das fibras nervosas que constituem o nervo óptico (via que conduz as impressões visuais do olho até o cérebro). Por esta razão, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais possibilidades de ajudar os pacientes.
Postado Por Luciano Silva
pe360 graus