Pernambuco

|

segunda feira dia 24 de maio de 2010



Caruaru discute esquema de segurança para o São João 2010

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Agreste de Pernambuco, realiza nesta terça-feira, 25, às 9h, no Museu do Barro, uma coletiva de imprensa para mostrar o plano de segurança do São João 2010.
Na ocasião, estarão presentes representantes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil, que vão apresentar as estratégias e medidas adotadas para garantir a segurança dos forrozeiros durante os festejos juninos da cidade.
De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, José Pereira, neste ano haverá a presença de 500 policiais militares, 100 policiais civis e 100 policiais do Corpo de Bombeiros.



postado por Luciano Silva
pe360graus


sexta feira dia 14 de maio de 2010



Sport quer cinco reforços para a Série B do Brasileiro

O presidente do Sport, Sílvio Guimarães, confirmou o interesse na contratação do atacante Leandro Amaral, que estava no Fluminense. O único problema para fechar o negócio é por conta de um problema médico com o atleta.
“Procuramos o Leandro, mas ele está com um problema grave e raro (uma bactéria) na cartilagem de um de seus joelhos e esse problema é mais difícil de ser tratado do que uma lesão de ligamento cruzado. Por isso não podemos trazê-lo”, contou em entrevista ao site SportNet.
A procura por reforços é uma cobrança do técnico Givanildo Oliveira, que após o empate com o Guaratinguetá reforçou a urgência nas contratações. Sílvio Guimarães confirmou o pedido do treinador e afirma que cinco jogadores devem chegar à Ilha do Retiro para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. “A princípio estamos querendo cinco atletas, mas estamos mais perto de fechar com um zagueiro, um lateral-esquerdo e um volante”, disse.


postado por Luciano Silva
pe360graus


sexta feira dia 14 de maio de 2010



Náutico mantém postura ofensiva contra o Duque de Caxias

O Náutico está praticamente definido para a partida contra o Duque de Caxias, às 16h10 deste sábado (15), no Rio de Janeiro. A partida terá transmissão ao vivo da Globo Nordeste. O técnico Alexandre Gallo decidiu manter a formação ofensiva com três atacantes. A única mudança é a volta de Carlinhos Bala ao ataque, e não mais como meio-campo, ao lado de Bruno Meneghel e Geílson.
O time que participou do treinamento teve a seguinte formação: Gledson, César Prates, Walter, Vinícius e Zé Carlos; Ramirez, Tinga e João Henrique; Carlinhos Bala, Bruno Meneghel e Geílson.
Para o ala Zé Carlos, que volta a equipe, a postura ofensiva reforça a briga pela segunda vitória, mesmo jogando fora de casa, para seguir com 100% de aproveitamento na Série B do Campeonato Brasileiro. "Estamos prontos para mais um jogo, muito motivados depois da grande vitória que conseguimos em casa, e vamos tentar prosseguir com essa crescente, sempre respeitando os profissionais do outro lado do campo", afirmou ao site oficial do clube.
Para a partida, o treinador poderá contar ainda com o goleiro Rodrigo, o zagueiro Saulo, o volante Elton e os atacantes Erivelto e Evando. Todos foram regularizados e ficam à disposição para o jogo.


postado por Luciano Silva
pe360graus



quinta feira dia 13 de maio de 2010



Estado investiga 14 mortes por dengue

Já chega a 14 o número de pernambucanos que morreram com suspeita de dengue este ano. O dado consta do novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, que ainda não inclui a primeira morte confirmada no Recife. Além de sete óbitos em investigação na capital, o Estado contabiliza dois em Garanhuns, um em Passira e o restante em Barreiros, Água Preta, Salgueiro e Petrolina. Outros dois, um em Jaboatão dos Guararapes e outro em São José do Belmonte, já foram descartados.
Em relação ao boletim anterior, o número de pessoas com sinais da doença subiu de 8.840 para 9.378. Os casos confirmados também cresceram de 428 para 629, sendo dez da forma hemorrágica. A comparação com o mesmo período do ano passado indica um crescimento de 174,13%, um ligeiro decréscimo em relação à semana anterior, quando o índice de aumento comparado a 2009 era de 185,25%.



postado por Luciano Silva
Jc


quinta feira dia 13 de maio de 2010



Náutico dispensa sete e contrata dois

O Náutico dispensou sete jogadores e contratou outros dois nesta quarta-feira (12). Na relação dos que deixaram o clube estão: Rodrigo Dantas (atacante), Felipe Pinto (meia), Gomes (zagueiro), Igor (zagueiro), Gustavo (goleiro), Rafael Foster (lateral-esquerdo) e Leonardo (goleiro). Os contratados são o volante Rodrigo Pontes e o meia Thiago Lima. Os prata da casa Wellington (lateral), Élton Luiz (meia) e Tárcio (atacante) voltaram para os juniores.

Pontes já tem experiência no futebol pernambucano, pois já defendeu o Santa Cruz (2002) e o próprio Náutico (2004). Ele pertence ao Coritiba, derrotado pelo timbu no último sábado na primeira rodada da Série B. Porém, no primeiro semestre o jogador estava emprestado ao Botafogo-SP.
Já Thiago Lima chamou a atenção do técnico Alexandre Gallo no primeiro jogo dos alvirrubros contra o Sete de Setembro. "No primeiro jogo ele me agradou bastante. Depois acompanhamos em outros quatro jogos. É um jogador grande, forte, com biotipo que o futebol moderno pede e pode nos ajudar bastante", elogiou.
No que diz respeito às dispensas, o comandante timbu explicou que trata-se de algo normal nos clubes brasileiros. O critério adotado foi exclusivamente técnico e a decisão estava tomada antes da estreia na Segundona. "Tenho muito carinho pelos jogadores mas prezo pelo Náutico. No nosso trabalho para qualificar mais o elenco teríamos que abrir brecha para não onerar a folha", observou.
Gallo também comentou a desistência do clube em manter o volante Hamilton. Para ele, o jogador faltou com respeito a todos no clube, do presidente aos companheiros de time. "O Náutico é a estrela maior e tem que ser respeitado. Esse tipo de postura não vou aceitar nunca, mas torço para que dê tudo certo na carreira dele", adiantou.
TREINO - Os jogadores voltaram ao trabalho em dois expedientes nesta quarta. À tarde foi realizado um coletivo no Centro de Treinamento Wilson Campos. Mesmo podendo contar com o zagueiro Diego Bispo Gallo resolveu manter Walter no time titular ao lado de Vinícius.
Já o lateral-esquerdo Zé Carlos, que cumpriu suspensão no jogo passado, volta à lateral esquerda no posto de Anderson Paim. No meio, Carlinhos Bala teve a companhia de João Henrique na armação. Depois, Evando entrou no lugar de Henrique. Bruno Meneghel e Geílson foram os atacantes.



postado por Luciano Silva
Jc


quarta feira dia 12 de maio de 2010



Polícia apreende carne de cavalo no Mercado Público de Afogados

Denúncias anônimas levaram a polícia a apreender 250 quilos carne falsificada no Mercado Público de Afogados, na manhã desta terça-feira (11). As acusações surgiram por conta do baixo valor cobrado pelo produto no estabelecimento. Uma pessoa foi autuada por venda de produto inapropriado ao consumo.
A operação da Delegacia de Defesa do Consumidor apreendeu carne de cavalo no Mercado, que estava sendo vendida como carne de boi em três boxes (39, 40, 85). O preço estava 30% abaixo do valor normal do produto.
A investigação começou na semana passada, quando a polícia recolheu amostras da carne para serem avaliadas pelo Ministério da Agricultura, que constatou a falsificação. O material foi recolhido por volta das 7h, em cumprimento a mandados de busca e apreensão, e levado para a Delegacia do Consumidor.
Além da carne falsificada, a polícia encontrou 120 quilos de carne bovina sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e 100 litros de manteiga de garrafa com prazo de validade vencido.
Ivanildo Minervino Costa, de 50 anos, proprietários dos boxes, foi autuado por venda de produto inapropriado ao consumo, mas pode ser liberado após pagamento de fiança.


postado por Luciano Silva
pe360graus


quarta feira dia 12 de maio de 2010



Santa Cruz se desfaz de 20 jogadores

O Santa Cruz divulgou duas listas de jogadores que não serão aproveitados para a disputa da Copa Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro. Na primeira, constam nomes de jogadores que encerram contrato no meio do ano e não interessam mais. Na segunda estão atletas que ficarão em disponibilidade para serem emprestados. Caso esses não consigam outro rumo, podem ter os contratos rescindidos. No total, são 20 jogadores que não farão parte do grupo.
As explicações foram dadas pelo diretor de futebol do clube, Raimundo Queiroz. De acordo com ele, as decisões foram tomadas com base no excesso de atletas para algumas posições ou necessidade da mudança na característica. Na verdade, os que estão saindo tiveram pouca participação no Pernambucano como Alex Xavier (zagueiro), Max e Jefferson (laterais), Gaúcho (atacante) e Marcelinho (meia). O restante não teve seus nomes divulgados.
Outro grupo é formado pelo lateral-esquerdo Édson Miolo e o volante Marcos Mendes. Ambos jogaram com mais frequência, porém não mostraram a qualidade que se esperava. Os jogadores do segundo grupo se apresentam no dia 25 de maio, uma semana depois do elenco que disputará a competição regional.
"Os critérios que utilizamos são técnico e a necessidade do clube nas competições que vai disputar. Temos excesso em algumas posições e outras será preciso mudar a característica. Outras contratações podem vir nos próximos meses", enfatizou o dirigente.
A terça-feira também marcou a apresentação do zagueiro Menezes, ex-Bahia. "É uma satisfação imensa vir para o Santa Cruz. É um clube grande e de tradição. Por isso será preciso a união de todos para sair dessa situação", ressaltou.









postado por Luciano Silva
pe360graus


terça feira dia 11 de maio de 2010

Operação autua empresas de água mineral com selo falso

Fiscais da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), auditores da Secretaria da Fazenda e policiais civis da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária iniciaram, na manhã desta segunda-feira (10), uma ação conjunta para autuar três empresas que, segundo denúncias, estariam utilizando selos falsificados do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água Envasada (PURA). Os estabelecimentos estão localizados nos bairros do Pina, Várzea e Dois Irmãos.
Ao todo, 14 fiscais da Apevisa participam da ação, que está baseada em investigações feitas anteriormente, onde foram constatadas a presença de produtos com selo falsificados. O objetivo é inibir a ação de falsificadores e advertir a população sobre os problemas que podem ser gerados pela ingestão de água clandestina.
Na empresa do Pina, os selos falsificados continham o número real de um selo adquirido legalmente, além de se assemelhar bastante ao original, mostrando que os criminosos foram bastante cuidadosos na adulteração.
Sobre as outras duas empresas, localizadas nos bairros da Várzea e Dois Irmãos, além de vender botijões de água com selo falsificado, há denuncias de que elas também estariam envasando o líquido no local e utilizando rótulos e lacres de empresas formais. As duas situações constituem crimes contra a ordem tributária, falsificação e contra a saúde pública.
No que diz respeito às infrações sanitárias, os autuados terão o estabelecimento interditado e será aberto um processo, que poderá resultar em uma multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhões.

postado por Luciano Silva
pe360graus


terça feira dia 11 de maio de 2010

Pirataria aumenta número de locadoras fechadas

A pirataria está acabando com o mercado de videolocadoras e de distribuidoras de filmes em Pernambuco. Só no ano passado, a polícia apreendeu mais de 500 mil unidades falsas de CDs e DVDs. De acordo com um levantamento da Junta Comercial de Pernambuco, só no ano passado, 900 locadoras fecharam as portas. Nas cidades de Caruaru e Garanhuns o comércio de aluguel de filmes está praticamente extinto.
“A pirataria é um grande concorrente. Não só a das ruas, como a de internet”, comenta Eduardo Lemos, dono de uma videolocadora que já tem data para fechar as portas: 30 de junho. É a segunda locadora de Eduardo que encerra as atividades desde 2009. Quando ele começou no ramo, há 18 anos, eram oito lojas.
De acordo com o gerente de uma distribuidora de filmes, Carlos Alberto, a data do fechamento da loja está marcada. Será no dia 30 de junho. É a segunda locadora deste empresário que encerra as atividades, de 2009 para cá. Quando ele começou, há 18 anos, eram oito lojas. Só que está cada dia mais difícil enfrentar a concorrência do mercado ilegal.
 “Houve uma quebra total do mercado, gerando desemprego e evasão de receitas do Estado. Hoje você vê as passoas comprando livremente produtos pirateados, na frente da polícia, inclusive”, informa Carlos Alberto dos Santos, gerente de distribuidora de filmes.
A pirataria é uma prática que não para de crescer. O aumento no número de apreensões de CDs e DVDs piratas foi de quase 130% desde 2008. No ano passado a polícia recolheu no estado 555 mil unidades pirateadas. A quantidade de produtos apreendidos de janeiro até agora - 244 mil - é quase igual ao total recolhido em 2008, 244 mil unidades.
A pirataria, junto com o contrabando, movimentam no Brasil R$ 67 bilhões por ano. O prejuízo na arrecadação de impostos ultrapassa os R$ 27 bilhões. Os dados são do Conselho Nacional de Combate à Pirataria. Outro estudo feito pela Federação das Indústrias de Pernambuco mostra uma perda significativa na arrecadação do Estado, de R$ 140 milhões só em 2005.
Nas duas últimas operações, feitas no fim de abril nas cidades do Recife e Camaragibe, a polícia fechou dois laboratórios e apreendeu DVDs, impressoras e gravadoras de mídia pirata. Cinco pessoas foram presas. O delegado Tiago Cardoso, explica a dificuldade de conter o crime: “é difícil porque é uma atividade criminosa lucrativa. Tem também a dificuldade porque parte da população não vê isso como um crime maior”.
Os lojistas se valem de descontos e promoções na tentativa de conquistar os clientes, mas nas lojas o que se vê são prateleiras lotadas e balcões vazios.










postado por Luciano Silva
pe360graus


terça feira dia 11 de maio de 2010



Confira a previsão do tempo nesta terça-feira

Nesta terça-feira (11), o sol brilha forte em Pernambuco. No litoral do Estado, as nuvens aumentam com o tempo abafado e há previsão de chuva rápida e isolada no decorrer do dia.
Nas demais áreas, o céu fica praticamente sem nebulosidade e não chove. No Recife, a máxima é de 32°C e a mínima, 23°C.











postado por Luciano Silva
Inmet



terça feira dia 11 de maio de 2010



Náutico ganha tempo para se preparar contra o Duque de Caxias

Após a maratona de jogos do Campeonato Pernambucano, o Náutico terá uma semana para se preparar para o próximo confronto pela Série B do Campeonato Brasileiro. Após estrear com vitória diante do Coritiba, o Timbu só volta a campo no próximo sábado (15) contra o Duque de Caxias, no Estádio Raulino de Oliveira, Rio de Janeiro.

O técnico Alexandre Gallo liberou os jogadores dos treinos desta segunda e terça-feira, com exceção dos recém-contratados, que fizeram atividades numa academia em Boa Viagem.
O elenco completo se reapresenta na quarta-feira para iniciar a definição do time que enfrenta a equipe carioca. Até lá, a diretoria espera regularizar os outros sete reforços. Apenas o zagueiro Walter e os laterais César Prates e Anderson Paim atuaram na estreia contra o Coritiba.
A diretoria timbu aguarda ainda a publicação no BID da CBF os nomes do goleiro Rodrigo, do zagueiro Saulo, do volante Elton, dos meias Thiago Marim e João Henrique e dos atacantes Erivelto e Evando.












postado por Luciano Silva
Pe3600graus


terça feira dia 11 de maio de 2010



Gado está curado de doença inédita, mas criadores devem manter o alerta

Na semana passada, Pernambuco registrou, pela primeira vez, uma doença de nome complicado que pode levar o animal à morte: tripanossomíase. O gado infectado, numa fazenda em Itambé, na Mata Norte do Estado, já está curado. Mas, os criadores devem manter o alerta. É preciso combater a mosca que transmite a doença para evitar o surgimento de novos focos.

As moscas se alimentam de sangue e podem transmitir a doença. As mais comuns aqui são a mutuca e mosca de estábulo. A tripanossomíase foi registrada pela primeira vez no Brasil em 1972, no Pará. No Nordeste, o primeiro Estado a ter casos da doença foi a Paraíba, oito anos atrás. Em Pernambuco, a primeira ocorrência foi a registrada em Itambé.

Três animais de uma fazenda naquele município morreram por causa da doença. Quase 30 deles apresentaram os sintomas: febre, diarréia, anemia e também a falta de apetite, que acarreta perda de peso e queda na produção do leite. Algumas vacas que estavam prenhes perderam os filhotes. Essa é uma doença que provoca prejuízos para o criador, mas não é transmitida para o homem.

O tratamento é feito com medicamentos específicos. E em menos de um mês, o gado fica curado. O desafio dos veterinários é identificar a tripanossomíase, porque os sintomas dela são semelhantes aos de outra doença, transmitida pelo carrapato, chamada babesiose bovina. O diagnóstico correto, só pode ser feito em laboratório. O protozoário que provoca a doença só pode ser visto com ajuda de um microscópio.

O professor Leucio Alves da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi quem fez o diagnostico na fazenda de Itambé. Ele afirmou que o gado está curado, mas o professor alerta: é preciso combater as moscas. “Inicialmente houve um foco isolado e ele já foi controlado. Agora, não dá para precisar por onde a doença entrou no Estado. Então, a gente já informou as autoridades competentes e vamos tentar monitorar todas as outras”, disse.

A Associação dos Criadores de Pernambuco está alertando os produtores. “Nós vamos distribuir cartilhas educativas para conscientizar os produtores. A medida é para evitar que a doença chegue ao Agreste e afete a produção de leite”, explicou o diretor da Associação, Warner Silva.

E a recomendação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) é que os criadores que tiverem qualquer dúvida sobre a doença procurem a unidade mais próxima da Adagro. O telefone é o 0800 081 10 20.













postado por Luciano Silva
Pe360graus



terça feira dia 11 de maio de 2010



Cadeirinha de bebê no banco traseiro será obrigatória a patir de 9 de junho

Esta é a década do trânsito. Isto significa que todos têm um compromisso sério para evitar que pessoas sejam atingidas nas ruas, avenidas, estradas. Numa reunião em Brasília, no início de maio, políticos, médicos e autoridades ligadas ao trânsito traçaram metas para evitar acidentes e mortes.

Segundo o médico João Veiga (foto 1), entre as principais ações determinadas nessa reunião está a erradicação de motoristas alcoolizados no trânsito, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nos passageiros dos bancos traseiros e o uso da cadeirinha. “Também falou-se em melhorar a engenharia das estradas e a segurança dos carros, com a instalação de airbag e freio ABS em todos os veículos, além de incentivar um transporte público barato e seguro”, disse.

Para colocar em prática as ações definidas, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Manoel Marinho (foto 2), falou que o tema será inserido no Pacto Pela Vida. “O trânsito entrará no programa devido ao grande número de mortes envolvidas em acidentes. Isso já está sendo discutido para ver a melhor forma de dar segurança aos motoristas”, falou.

BEBÊ CONFORTO
E todo mundo sabe que, quando tem criança dentro do carro, a atenção precisa ser dobrada. Por isso, motorista, preste atenção. A partir do dia 9 de junho, o uso da cadeirinha no banco traseiro passa a ser obrigatório. Quem desrespeitar a lei, receberá uma punição pesada.

O Código Brasileiro de Trânsito recomenda: as crianças só podem andar no banco da frente do carro a partir dos dez anos. Antes disso, têm que viajar atrás e protegidas. Mas nem todos seguem as regras. “Eu acho melhor, mais seguro, colocar ela no meu colo do que botar ela numa cadeirinha”, disse a técnica em saneamento Elaine Carina.

Diante da insistência dos filhos, muitos pais acabam cedendo. Mesmo conscientes de que isso não é o melhor para eles. “Meu filho reclama, chora, pede para ir para o meu colo. Agora, quando a lei começar a valer, não vai ter mais acordo, ele vai ter que se acostumar”, falou a funcionária pública Ana Carolina Sales.

A fiscalização vai ser mais rigorosa a partir do próximo mês. É que entra em vigor uma lei que obriga o uso da cadeirinha para crianças de até sete anos e meio. Até agora isso era apenas uma recomendação, mas a partir de junho não tem mais desculpa. Quem for flagrado infringindo a regra vai pagar multa gravíssima no valor de R$ 191 reais e ainda perde de sete pontos na carteira de habilitação.

O comerciante Leonardo Amaral aprovou a mudança no Código. A filha dele, Maria Clara, só anda na cadeirinha desde que nasceu. Por isso, ele acha que a lei deveria ser mais ampla. “O que eu sinto falta é de cadeirinha nos táxis e ônibus. Nesses casos eu tenho que colocá-la no meu colo. Será que eles vão precisar também?”, perguntou.

De acordo com o presidente do Detran/PE, a resolução 277 não contempla táxi e transporte público. “Essa lei é nacional, e o Congresso já está estudando uma forma de implementar a medida também no transporte público e escolar.

CAMPANHA
No dia 17 de maio, uma campanha para educar pais e motoristas sobre a lei que obriga a cadeirinha estará nas ruas da Região Metropolitana do Recife. “A ação educativa será através de blitz nas ruas e entrega de panfletos. O objetivo é ensinar aos pais como usar a cadeirinha”, disse Manoel Marinho.














postado por Luciano Silva
Pe360graus


sábado dia 08 de maio de 2010
 
 Senac inscreve para Vestibular 2010


A Faculdade Senac está com inscrições abertas para o Vestibular 2010 da unidade. Ao todo foram abertas 180 vagas distribuídas nos cursos de Gastronomia (70), Design de Moda (30), Eventos (40) e Administração (40). O cadastro pode ser realizado até o dia 8 de junho mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30.
O interessado deve realizar a inscrição na Central de Atendimento Senac, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, n° 500, em Santo Amaro ou através do site da faculdade.
A prova está marcada para acontecer no dia 13 de junho. Na ocasião o candidato será submetido a uma prova com questões de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais, além de uma redação.
Os aprovados iniciarão o curso no dia 3 de agosto. Mais informações pelo telefone 0800.281.6756.

postado por Luciano Silva
pe360graus


sábado dia 08 de maio de 2010
Náutico estreia no Brasileiro neste sábado contra o Coritibasábado dia 08 de maio de 2010

O Náutico realiza na tarde deste sábado (8), nos Aflitos, sua primeira partida pela série B do Campeonato Brasileiro. Logo na estreia, um adversário de peso: o Coritiba, que também estava presente na série A em 2009. O jogo está marcado para as 16h10.
O técnico Alexandre Gallo deve montar o time com três novidades: o lateral direito César Prates, o lateral esquerdo Anderson Paim e o zagueiro Walter; três dos dez reforços do Timbu anunciados para a temporada.
O treino da última sexta-feira (7) também indicou o esquema que Gallo pretende utilizar, o mesmo usado nas finais do Pernambucano, com quatro jogadores ofensivos.
Os outros reforços contratados pelo Alvirrubro são os atacantes Erivelto (Canedense) e Evando (Mirassol), os meias João Henrique (Botafogo-SP) e Thiago Marim (Uberaba), o volante Elton (Bahia), o zagueiro Saulo (Araripina) e o goleiro Rodrigo (Vitória-PE).
Por outro lado, o time é desfalcado pelo lateral direito Daniel e o volante Eduardo Eré, que foram dispensados na sexta. O primeiro vai para o Internacional e o segundo para o Chapecoense, de Santa Catarina.
postado por Luciano Silva
pe360graus

sábado dia 08  de maio de 2010

O jogo de estréia na Série B é contra o Brasiliense, no estádio da Boca do Jacaré;
o time rubro-negro não poderá contar com o artilheiro Ciro

O Sport vai até a cidade de Taquatinga, no Distrito Federal, para enfrentar o Brasiliense, na Boca do Jacaré, neste sábado (8). O jogo, marcado para as 16h10 é válido pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O técnico do Leão, Givanildo Oliveira, segue o mesmo perfil do Campeonato Pernambucano, e não quis divulgar o elenco que entra em campo antecipadamente. “Vamos usar o prazo da CBF e só anunciar 45 minutos antes do jogo’, disse.
As únicas certezas para o jogo desta tarde são as ausência do atacante Ciro, artilheiro do estadual e do lateral André Luiz, vetados pelo departamento médico. Ciro apresentou uma entrose no tornozelo.
O time recifense entra em campo com forças para ganhar. O time vem de uma bela campanha no Campeonato Estadual, onde se classificou para as fases finais com antecipação e foi campeão com a melhor defesa e o melhor ataque. Três pontos fora de casa em uma disputa de pontos corridos como o Brasileirão são muito importantes e o Sport deve partir com tudo para começar a competição com o pé direito.

JOGADORES RELACIONADOS PARA A PARTIDA
Goleiros: Magrão e Saulo
Laterais: Júlio César, Eduardo Ratinho e Dutra
Zagueiros: Igor e César Lucena
Volantes: Tobi, Zé Antônio, Daniel Paulista e Levi
Meias: Eduardo Ramos, Ricardinho e Odair
Atacantes: Dairo, Leandrão, Pedro Júnior e Everton Felipe
postado por Luciano Silva
pe360graus
sexta feira 30 de abril de 2010

Analfabeto conta como fez para passar em concurso

O assunto em todas as rodas de conversa na cidade de Ribeirão, nesta quinta-feira (29), foi um só: como é que um homem analfabeto conseguiu passar num concurso público? Tudo porque o agricultor José Santos Cavalcanti acertou 21 das 30 questões da seleção para escolher funcionários da prefeitura da cidade. Ao ser denunciado ao Ministério Público, ele disse que marcou as questões da prova como se estivesse jogando na loteria.

Após toda a confusão, ele conversou com a repórter da Globo Nordeste, Karla Almeida, e explicou que as letras, até conhece bem. O problema, é formar palavras e conseguir ler. “Só falta isso, tá vendo como é a coisa? Conheço as letras e não sei justificar a palavra”, disse.

Seu José começou a trabalhar com o pai aos oito anos de idade. A vida na roça não deu ele a oportunidade de estudo e só aprendeu a assinar o nome. “Me inscrevi no colégio, mas cadê o tempo de estudar? Porque ia se preocupar com o dinheiro e hoje eu posso tá prejudicado por isso.”

Mas, a condição de analfabeto não o impediu de realizar um sonho. Com a ajuda de uma amiga, ele se inscreveu para um concurso na Prefeitura de Ribeirão, a 80km do Recife, para o cargo de vigilante. O salário, de R$ 510, seria bem melhor do que consegue apurar, trabalhando como agricultor. Ele aproveitou a experiência dos cartões da loteria para chutar também no gabarito.

“Eu cheguei lá, tinha lá as letras, no começo das palavras tinha C, A, E tinha D. Aí por diante...aí eu fiquei imaginando comigo ai eu digo eu acho que essa, aí marquei o xizinho, aí a outra mais pra baixo, fiz a mesma coisa e daí por diante fui chutando, feito que estou jogando (sic).”

Seu José acertou 21 das 30 questões de português, matemática e conhecimentos gerais. Ficou entre os primeiros 44 colocados, num total de 70 que conseguiram se classificar. Mas a sorte não foi completa. O prêmio, ele não pode receber. Seu José teve o nome retirado da lista de aprovados, por decisão do Ministério Público.

“Não há crime, qualquer pessoa no país pode se inscrever em qualquer concurso, com exceção da magistratura e do Ministério Público, que só pode se inscrever se for bacharel em Direito, no caso as decisões do STJ e Supremo Tribunal Federal é no sentido de que, mesmo sendo a pessoa no ato da inscrição sem ter a habilitação para assumir o cargo, um concurso desse nível. Ele não tem habilitação, quando a prefeitura fosse convocar os aprovados, ele teria que apresentar o certificado de conclusão do segundo grau, ele não tendo, ele não pode assumir”, explicou o promotor Hipólito Guedes.

A prefeitura também entendeu que o agricultor não tinha condições de assumir o cargo. “Ele não tem capacidade mínima exigida pelo edital. Ele não está apto, ele mesmo declarou que não sabe ler, então nesse posicionamento nós vamos excluir e tomar e tomar a decisão que o Ministério Público nos recomendou”, disse a procuradora da prefeitura, Edjane Monteiro.

De acordo com o Ministério Público, o agricultor José Cavalcanti não cometeu nenhum crime.



postado por Luciano Silva
pe360graus


sexta feira 30 de abril de 2010


Parabólicas deixam interior isolado da capital

Na busca por melhor imagem e mais opções de canais de televisão, a população das cidades do interior pernambucano tem aderido em massa ao uso de antenas parabólicas. Essa prática é boa, na medida em que proporciona conforto e deixa o telespectador ligado no mundo. Mas, ao mesmo tempo, é ruim, porque ela deixa os pernambucanos completamente alheios ao que acontece no seu próprio Estado.

Esse isolamento ocorre porque todos os canais de TV sintonizados via parabólica são de outras regiões do Brasil, sobretudo de São Paulo e Rio de Janeiro. Desta forma, a "programação local" (desde telejornais, flash, jogos de futebol etc.) transmitida por essas emissoras diz respeito, claro, aos seus respectivos estados. Notícias de Pernambuco, só mesmo quando o fato é destaque nacional.

Em períodos eleitorais, a situação é mais absurda ainda: o sertanejo reúne a família diante da TV, durante o horário da propaganda eleitoral gratuita, para ficar escutando os discursos de candidatos cariocas, paulistas, catarinenses ou até mesmo paraibanos - nunca de um pernambucano. Daí, muita gente não saber, por exemplo, quem é o governador de Pernambuco ou o prefeito do Recife.

Josefa Cândido da Silva, agricultora de 45 anos, é um caso típico desse telespectador parabólico. Moradora de uma casa de taipa no Sítio Quinto Barracão, no município de Sertânia, ela viveu sem acesso à TV até 2001, ano em que reuniu as economias, comprou uma antena por R$ 350,00 e passou a captar imagem de primeira qualidade. “Antes da parabólica, a televisão aqui só pegava uns riscos”, informa ela.

Dona Josefa mora com um filho de 18 anos e o companheiro, também agricultor, e diz que foi um sacrifício comprar a antena, porque o dinheiro que ganham é curto: “mas se a gente não fizesse isso, a gente não via nada.” Ela quer dizer: a família não assistiria a telenovelas e outros programas nacionais. Porque informações de Pernambuco, os três só têm através do rádio. “Coisas daqui, só de rádio mesmo”.

De acordo com técnicos do Departamento de Telecomunicações de Pernambuco (Detelpe), esse isolamento televisivo do interior do Estado não deveria acontecer. Isto porque, além da TV Pernambuco (que transmite uma TV Educativa para 40 localidades), o Detelpe opera um sistema de retransmissão com 70 estações repetidoras que, em tese,leva pelo menos um canal (no caso a Globo) para todo o território pernambucano.

O problema é que esse sistema não vem cumprindo a sua função com qualidade, pelos seguintes motivos: Está defasado do ponto de vista tecnológico, pois foi montado há 25 anos quando ainda não tínhamos sistema de transmissão de TV via satélite mas, sim, repetição via terrestre. E mais: algumas estações repetidoras são constantemente invadidas por ladrões que roubam dali cabos e equipamentos.

Em Lagoa Grande, por exemplo, além de cabos e outros materiais, roubaram inclusive o transformador de energia elétrica, deixando a estação totalmente às escuras. As estações dos municípios de Jatobá e Inajá também já foram assaltadas. A todas essas deficiências, acrescente-se o fato de que a população não se satisfaz com apenas um canal de TV. Daí, a proliferação de antenas parabólicas e o conseqüente isolamento das nossas populações interioranas.








quinta feira 29 de abril de 2010
Sectma oferece cartilha para orientar a população sobre tremores

A cartilha, de apenas oito páginas, foi feita com uma linguagem simples, para que os moradores possam tirar suas dúvidas

Nos últimos meses, os moradores de algumas cidades do Agreste sentiram a terra tremer e ficaram assustados. Para orientar a população sobre esses tremores, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco criou uma cartilha com uma linguagem bem simples e direta.

“A cartilha faz parte das ações principais para tranquilizar a população. Usamos uma linguagem bastante acessível, e com apenas oito páginas. Ela informa como manter a calma e como agir nessas ocasiões”, disse o secretário Anderson Gomes (foto 2).

Os tremores se dão devido à falha geológica lineamento de Pernambuco. A cartilha e outras informações podem ser obtidas no portal da Secretaria.









Procon-PE alerta para golpes aplicados por mensagem de celular


O consumidor deve ter muito cuidado com mensagens que estão chegando por celular, enviadas por golpistas, para enganar as pessoas. De acordo com o Procon, essas mensagens falam de prêmios, sorteios e promoções que não existem.

De acordo com o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel (foto), os golpistas costumam pedir dados importantes da vítima. “Na maioria das vezes trata-se de golpe. Os suspeitos solicitam que se faça um depósito de conta corrente, ou pedem alguns dados, que são usados indevidamente”, disse.

Além de mensagens, o golpe também pode ser aplicado por ligações. “As ligações pegam dados importantes e sigilosos para que sejam usados indevidamente. As principais vítimas são as pessoas menos instruídas, e que desejam ter um carro ou uma televisão. Se a vítima já fez o depósito e já deu alguns dados, é preciso prestar queixa na polícia”, concluiu.

O telefone do Procon-PE para tirar dúvidas é 0800 2821 512.



postado por Luciano Silva
pe360graus


quarta feira 28 de abril de 2010


Correios passa a entregar carteiras de identidade via malote para o interior
Novo serviço, uma parceria com o Instituto Tavares Buril, deve diminuir o tempo de espera pela expedição da identidade para moradores do interior

Começou nesta terça-feira (27), no Recife, o serviço no Instituto Tavares Buril que promete dar mais rapidez à entrega da carteira de identidade para quem mora no interior do Estado de Pernambuco. O documento vai passar a ser entregue pelos Correios via malote nas 125 cidades beneficiadas pelo novo serviço.

O Instituto Tavares Buril, responsável pela confecção de todas as carteiras de identidade do Estado, selou a parceria com os Correios para diminuir a espera dos moradores do interior pelo documento, que chega a ser de dois ou três meses. Por dia, cerca de dois mil documentos são produzidos.

O diretor do Instituto, Jandir Carneiro Leão, informou que o convênio vai agilizar muito a entrega das novas carteiras: “trouxemos essa ideia da Policia Civil, onde lá usamos muito bem os malotes. Fizemos um contrato com os Correios de R$ 22,8 mil por ano para atender os 125 municípios do interior. Semanalmente [os Correios] vão levar o material e com oito dias levam o material para o interior”.

postado por Luciano Silva
pe360graus


Remédio para tratar gripe H1N1 já está à venda nas farmácias populares



Um reforço na luta contra a gripe A (H1N1): o Tamiflu, medicamento usado no tratamento da doença, já está disponível nas farmácias populares credenciadas pelo Ministério da Saúde. A partir de agora, quem tiver a receita pode conseguir o remédio em uma das 14 unidades espalhadas pelo Estado.
Cada envelope, com dez comprimidos, custa R$ 0,01 - um valor simbólico cobrado pelo Ministério da Saúde. Mas a distribuição será monitorada. “O paciente tem que apresentar uma receita médica, que ficará retida, junto com todos os dados do comprador”, explicou a farmacêutica Viviane Soares (foto 2).
O fosfato de oseltamivir, conhecido como Tamiflu, é usado no tratamento da gripe H1N1. O remédio à venda nas farmácias populares foi fabricado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos, da Fundação Oswaldo Cruz. Os comprimidos agem na enzima do vírus e evitam que as células doentes se multipliquem no organismo.
Para apresentar um melhor resultado, o Tamiflu deve ser receitado ao paciente nos primeiros cinco dias depois do aparecimento dos sintomas da gripe A. Mas os médicos alertam para os cuidados no uso do remédio. “Ele é um medicamento simples, com poucos efeitos colaterais, mas se usado em larga escala, pode aumentar a resistência do vírus”, disse a médica Heloísa Ramos.



postado por Luciano Silva
pe360graus


Tarifa da Celpe fica 8,87 % mais barata













postado por Luciano Silva
pe360graus






postado por Luciano Silva


postado por Luciano Silva
pe360graus


A tarifa de energia paga pelos pernambucanos sofreu um reajuste de -8,87%, e entra em vigor a partir desta quinta-feira (29). De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou a redução de preço nesta terça-feira (27), 2,9 milhões de unidades consumidoras devem ser beneficiadas. Para os consumidores de baixa renda o preço será ainda menor. O reajuste para essa classe específica é de -14,48%. 
 As indústrias também terão mudanças da seguinte forma: o grupo A1 (a partir de um consumo de 230 kV) é de -2,65%; o grupo A3 (69 kV) é de -5,41%; e o grupo A4 (2,3 a 25 kV) ficou em -6,21%. Dessa forma, a média para as indústrias é de -5,96%.
 Ainda de acordo com a Agência, a diminuição do percentual foi possível devido à redução dos custos da Celpe com a compra de energia da Termopernambuco, em razão da queda do dólar e do preço do gás.
 
 Os consumidores só começarão a sentir os efeitos das novas tarifas quando chegarem as contas no mês de junho. O cliente residencial que gastava R$ 100, por exemplo, perceberá uma redução de quase R$ 9 na fatura.