Agenda Cultural

|


sexta feira dia 14 de maio de 2010

São João 2010 de Caruaru abre espaço para forró estilizado e axé

A 130 quilômetros do Recife, a cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, faz tudo para manter os superlativos no seu São João. No ano passado, a programação montada apenas com o forró tradicional foi um golpe para o evento, que acabou perdendo força entre os forrozeiros mais jovens. Para 2010, decidiu-se abrir o leque de opções, convidando artistas de diversos estilos, para recuperar o fôlego da festa, que espera atingir até 2 milhões de visitantes durante os 30 dias de programação.
A celebração do ciclo junino, entre os dias 28 de maio e 29 de junho, foi detalhada durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (10), em Boa Viagem. Uma maratona de mais de 400 atrações irá se dividir em cinco polos de animação. Pé-de-serra, bandas de pífanos, trios de zabumba-sanfona-triângulo, quadrilhas juninas e festival de sanfoneiros somam-se a atrações de porte nacional, como Elba Ramalho (foto 4), Gilberto Gil (foto 5), Dominguinhos (foto 6), Alceu Valença (foto 7), Zélia Duncan (foto 2), Lenine (foto 1) e Zé Ramalho.
Os shows acontecem a partir das 17h nos sábados e a partir das 20h30 nas quintas, sextas e domingos. Ao todo, seis matinês vão animar o público que for ao Pátio de Eventos. Entre as atrações, Aviões do Forró, Calcinha Preta, Chiclete com Banana (foto 3), Forrod dos Plays e Forró do Muído. Lembrando que todos os artistas convidados vão ter que montar um um show incluíndo o forró no repertório .

 a programação completa dos shows do Parque de Eventos Luiz Gonzaga.

Neste ano, destaque também para o Maior Baião do Mundo, um grande encontro que acontecerá no palco principal no dia 23 de junho, com os cantores Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Moska, Luiza Possi, Ortinho e Junio Barreto. "A ideia é convidar artistas que não cantão forró para conhecer o São João de Caruaru e fazer uma homenagem ao rei do baião, cantando as músicas dele", explicou o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira.
E como em ano de Copa do Mundo não há festa sem futebol, nos dias 15, 20 e 25 haverá transmissão dos jogos do Brasil em telão no Parque de Eventos. Além das atrações musicais, Caruaru se transforma em um verdadeiro celeiro cultural e gastronômico no período da festa. Confira abaixo o detalhamento de cada um polo juninos.
"Durante o São João, o município espera gerar até R$ 1,5 milhão em renda, o que representa 40% de incremento na economia da cidade", afirma José Pereira.
Polo Cultural da Estação Ferroviária- Arraial Mestre Vitalino
Situado no coração de Caruaru, irá agregar 14 espaços como museus, São João do Carneirinho, além de Salão de artes plásticas, Casa Mestre Vitalino, Galpão da Moda Junina e pólos de gastronomia e cultura popular.
Polo Parque de Eventos Luiz Gonzaga
O espaço abriga a Vila e o Pátio do Forró, onde acontecem os shows que irão animar o público. Na Vila, o mais autêntico forró-pé-de-serra com casamentos matutos. O Pátio, por sua vez, tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas e é lá que acontecerão mais de 400 apresentações nos 30 dias de festa. Um palco giratório dará um charme a mais para o espaço.
Polo Alto do Moura
O local é considerado o maior centro de arte figurativa da América Latina pela Unesco devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, além de ser um polo gastronômico. Aqui haverá apresentações de trios pé-de-serra e bandas de pífano e os ateliês dos artistas estarão abertos durante os 30 dias de festejos
Polo Forró do Candieiro
Consiste em um enorme arraial popular montado dentro do Pátio de Eventos com estrutura de palco, som e luz. Aqui se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró.
Polo das Quadrilhas
Espaço dedicado aos grupos do Estado e da Região Nordeste que vêm à cidade de Caruaru mostrar suas performances. As apresentações acontecem em vários locais como o Alto do Moura e a Estação Ferroviária.


postado por Luciano Silva
pe360graus

sexta feira dia 14 de maio de 2010

João Pessoa sediará evento de preservação de obras modernas

Acontece nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de maio, em João Pessoa, o 3º Docomomo N/NE, que reunirá arquitetos do Norte/nordeste e do Brasil, além de dois trabalhos de Portugal, para discutir a questão do reconhecimento, preservação e intervenção em obras modernas presentes nas regiões Norte e Nordeste.
O evento se realizará no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, e terá palestras, mesas redondas, sessões temáticas de apresentação oral de trabalhos e apresentação contínua de painéis eletrônicos.
É esperada a participação de cerca de 250 pessoas. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do evento. A abertura acontecerá na mais recente obra moderna inaugurada na Paraíba, a Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco, do arquiteto Oscar Niemeyer. Lá também acontecerá a palestra do professor Fernando Álvarez, da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, ETSAB/UPC.
O Docomomo N/NE tem com meta promover a discussão sobre os critérios, conceitos, teorias e estudos de caso a respeito da conservação, intervenção, preservação, requalificação e restauração do patrimônio moderno no Brasil. E também estimular as pesquisas recém-iniciadas ou ainda em curso, levantamentos e documentações do patrimônio moderno. A programação completa pode ser conferida em www.docomomonortenordeste.com.br/programacao.htm.

postado por Luciano Silva
portal correio

sábado dia 08 de maio de 2010

 Criação


Após retornar de sua viagem às ilhas Galápagos, o católico Charles Darwin reúne os as anotações e amostras de suas pesquisas e começa a escrever O Livro das Espécies. No entanto, colocar no papel as suas revelações não se tornam algo fácil, pois entram em conflito com as convicções religiosas.

Direção: Jon Amiel

Elenco: Paul Bethaby, Jennifer Connolly, Jeremy Northan

Duração: 108 minutos

Classificação: 10 anos
postado por Luciano Silva

sábado dia 08 de maio de 2010
Homem de Ferro 2

Seis meses após revelar sua identidade como super-herói, Tony Stark lida com problemas psicológicos, pressão política para compartilhar sua armadura com o governo e um novo vilão: Chicote Negro. Para enfrentar as novas forças, Stark precisa então forjar alianças

Direção: Jon Favreau

Elenco: Robert Downey Jr, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle

Duração: 124 minutos

Classificação: 12 anos
postado por Luciano Silva

sábado dia 08 de maio de 2010
Alice no País das Maravilhas


Baseado no clássico de Lewis Carroll, o filme se passa 13 anos após a história original, com Alice já com 19 anos. Numa festa, ela descobre que está prestes a ser pedida em casamento. Desesperada, Alice foge seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que visitou quando criança.

Direção: Tim Burton

Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway

Duração: 108 minutos

Classificação: 10 anos
postado por Luciano Silva

sábado dia 08 de maio de 2010
Chico Xavier


 A trajetória do medium mineiro que publicou mais de 400 livros psicografados. Em seus 92 anos de vida, Chico Xavier desenvolveu também uma importante atividade filantrópica.

Direção: Daniel Filho

Elenco: Nelson Xavier, Giovanna Antonelli, Letícia Sabatella, Tony Ramos, Christiane Torloni...

Duração: 124 minutos

Classificação: Livre

postado por Luciano Silva

sexta feira dia 07 de maio de 2010

Freddy Krueger ressurge em tempos de pedofilia e remédios para dormir


Dezesseis anos se passaram desde que Freddy Krueger foi apresentado ao mundo pelas mãos do então ainda pouco conhecido diretor Wes Craven. De lá para cá, o vilão de "A hora do pesadelo" voltou a mostrar suas garras em sete outras ocasiões, mas a cada novo filme elas pareciam menos afiadas.
Craven seguiu pregando seus sustos, em especial com sua nova e bem-sucedida franquia, "Pânico", mas Krueger foi ficando para trás, despertando não mais pesadelos mas nostalgia ou gargalhadas (como em "Freddy vs. Jason", de 2003).
Oitavo capítulo da série, o novo "A hora do pesadelo", que estreia esta sexta-feira (6) no Brasil, tem a missão de recuperar o prestígio perdido pelo vilão e reapresentá-lo para uma geração que mal havia nascido em 1984, ano do primeiro filme.
Dirigido por Samuel Bayer, que ajudou a definir a estética dos anos 1990 em videoclipes como "Smells like teen spirit", do Nirvana, "Doll parts", do Hole, e "Bullet with butterfly wings", do Smashing Pumpkins, o novo longa de Freddy é um "reboot" da série.
Diferente do "remake", que consiste na refilmagem praticamente quadro a quadro do material original, o "reboot" tem a função de, ao mesmo tempo, zerar a história novamente e recontá-la, com as atualizações necessárias, para uma nova geração. (É isso que a Sony pretende fazer com o quarto filme da franquia "Homem-Aranha", por exemplo).

postado por Luciano Silva
G1