Faltam 19 dias para copa da africa do sul

|


quarta feira 26 de abril de 2010








Quando acontecerá a próxima Copa do Mundo de Futebol?

Será no período de 11/06/2010 a 11/07/2010, na África do Sul.

A África do Sul já recebeu eventos deste porte?

A África do Sul costuma receber eventos esportivos internacionais e desde 1994 tem organizado alguns dos maiores – entre eles a Taça Mundial de Rugby em 1995, a Taça Mundial de Críquete em 2003, a Taça Mundial de Golfe de Senhoras (2005-08) e a corrida A1GP™ World Cup of Motorsport (Taça das Nações), 2006.

Mas a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, o maior evento futebolístico mundial – em termos de audiência televisiva, maior do que os Jogos Olímpicos – é por si só um marco.
Durante quatro semanas, com início a 9 de Junho de 2010, a África do Sul será o centro do mundo. A Copa do Mundo 2006 na Alemanha foi o evento televisivo jamais visto. A Copa da África do Sul 2010 vai ter ainda mais audiência. Os olhares de bilhões de espectadores, milhões de visitantes internacionais e a nata dos meios desportivos estarão todos focalizados na África do Sul.
Quem são os Bafana Bafana?
A equipe de futebol Sul Africana é conhecida por Bafana Bafana – que significa “os rapazes, os rapazes” em isiZulu. Este nome vem do grito dos fãs quando da vitória da equipe na Taça das Nações Africanas em 1996 (que também se realizou na África do Sul). Desde o fim do apartheid e do isolamento desportivo da África do Sul, os Bafana Bafana qualificaram-se duas vezes, uma em 1998 e outra em 2002 – para a Copa do Mundo da FIFA.
Será que a África do Sul vai lucrar com a Copa do Mundo?
Calculou-se que a Copa do Mundo da FIFA 2010 criará por volta de 129.000 empregos, contribuirá com aproximadamente 21 bilhões de rands para o produto interno bruto (PIB) e gerará outros 7,2 bilhões em impostos, com cerca de 350.000 visitantes que se espera gastem uns 9,8 bilhões de rands enquanto estiverem no país assistindo a Copa.
Além disso, o país terá a oportunidade de mostrar a sua estrutura e beleza, quebrando muitos pré conceitos a respeito do país. Isso seguramente contribuirá para o aumento do turismo.
Qual a estrutura de estádios?
Os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010 vão realizar-se em 10 estádios: dois em Johannesburg e um em cada uma das oito cidades anfitriãs. Juntos, os 10 estádios irão receber 64 jogos e ter mais de 570.000 espectadores ao longo do campeonato.
Cinco desses dez estádios já existem e estão sendo reformados, como a Soccer City, onde será a abertura e a final da Copa. O restante cinco estádios estão sendo construídos do zero.
Quais as cidades onde acontecerão os jogos?

Nove cidade serão sedes da Copa do Mundo FIFA 2010. São elas:

Johannesburg
Estádio Soccer City                                                                                                








Capacidade: 95.000 pessoas  
Estádio Ellis Park








Capacidade: 70.000 pessoas
Centro econômico de África, Johannesburg é uma cidade de contrastes, espalhada na pequena, mas densamente povoada província de Gauteng.


• O aeroporto mais próximo: OR Tambo International ou ORTIA   
Cidade do Cabo

Estádio Green Point
 







Capacidade: 70.000 pessoas

A cidade mais antiga, mas também a mais bonita da África do Sul, fica na parte sul da província do Cabo Ocidental. Edifícios lindíssimos, os vinhedos nas proximidades, longas praias de areia branca e uma vida cultural rica fazem da Cidade do Cabo um dos destinos favoritos dos turistas.

• O aeroporto mais próximo: Cape Town International ou CTIA

Durban

Estádio Moses Mabhida








Capacidade: 70.000 pessoas

Um local subtropical aprazível e a maior cidade em KwaZulu-Natal, Durban é um destino turístico importante e o maior porto de toda a África do Sul.

• O aeroporto mais próximo: Durban International ou DIA


Pretória

Estádio Loftus Versfeld










Capacidade: 50.000 pessoas

Pretória é a capital administrativa da África do Sul, a norte de Johannesburg, província de Gauteng. Com mais de 150 anos, é um local de grandes monumentos, bela arquitetura e encantadores espaços ao ar livre.

• O aeroporto mais próximo: OR Tambo International ou ORTI

Port Elizabeth
Estádio Nelson Mandela Bay











Capacidade: 50.000 pessoas

Conhecida como Friendly City (Cidade Amigável), Port Elizabeth fica na Baía de Nelson Mandela, na Wild Coast ou Costa Selvagem batida pelos ventos, província do Cabo Oriental.

• O aeroporto mais próximo: Port Elizabeth Airport ou PEA

Bloemfontein
Estádio de Free State


 
 
 
 
 

Capacidade: 45.000 pessoas
A antiga capital da república Bóer e agora capital do Free State (Estado Livre), Bloemfontein – o nome significa “flor de montanha” – é uma cidade bonita com milhares de roseiras e alguns monumentos comemorativos comoventes.

• O aeroporto mais próximo: Bloemfontein Airport

Rustenburg

Estádio Royal Bafokeng










Capacidade: 42.000 pessoas
As suas ruas tranquilas cheias de jacarandás escondem o fato de Rustenberg, na província Noroeste, ser uma das regiões com mais minas do mundo no subsolo, com riqueza incalculável em platina.
• O aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional OR Tambo ou ORTIA

Nelspruit
Estádio Mbombela


 
 
 
 
 
 
 
Capacidade: 46.000 pessoas

A capital da província de Mpumalanga fica no vale fértil do Rio Crocodilo, a cerca de 330 km a leste de Johannesburg.

• O aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Kruger Mpumalanga

Polokwane

Estádio Peter Mokaba
 
 
 
 
 
 
 

Capacidade: 46.000 pessoas
Capital da província do Limpopo tem uma localização ideal no limiar da rica vida selvagem do mundialmente famoso Parque Nacional Kruger.
• O aeroporto mais próximo: Polokwane International Airport
Quantos ingressos estarão disponíveis?

Estarão disponíveis aproximadamente 3 milhões de ingressos para os 64 jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010.

Qual a diferença horária do Brasil para a África do Sul?

5 horas a mais.
E o tempo, como estará?

As estações do ano são exatamente as mesmas do Brasil.
Quais são os meios de transporte disponíveis para que eu possa me deslocar de uma cidade a outra durante o evento?

Todas as cidades anfitriãs estão ligadas via aérea e através de estradas de ferro. A rede rodoviária do país é excelente, e alugar um carro é outra opção.
Quando se trata de andar dentro das cidades propriamente ditas, os transportes sul africanos não estão ao nível dos de Nova Iorque ou Londres, mas são uma alternativa a ser considerada. A forma mais popular de transporte público é o táxi. Até 2010 será feito um plano massivo de recapitalização de táxis, já em andamento, e a maioria dos veículos mais antigos terão sido substituídos por minibuses maiores e mais seguros. A maioria das cidades anfitriãs têm Metro e ônibus.

Onde posso ficar?

“O setor hoteleiro na África do Sul é de primeira classe”, afirmou a equipe de inspeção da FIFA no seu relatório. “Existem camas suficientes para alojar todos os que quiserem participar na Copa do Mundo FIFA 2010, incluindo imprensa e fãs de todo o mundo.” Outras alternativas são os chamados "bed & breakfast" (cama e pequeno-almoço) em todas as cidades anfitriãs e arredores existem mais de 150 albergues para os chamados turistas de mochila.
E se adoecer?

“Globalmente falando, o sistema de saúde tem excelentes instalações e é talvez um dos melhores sistemas de saúde privados no mundo, com moderna tecnologia. Existem ainda centros de saúde completamente equipados e com boa assistência de primeiros socorros para prestarem assistência a todos os que precisarem nos referidos estádios.”
E como é o povo sul africano?

A África do Sul é um país com mais de 47 milhões de habitantes, das mais diversas origens, culturas, línguas e crenças. Quem visita a África do Sul sempre faz referência a hospitalidade calorosa, amiga e simpática das pessoas. “ Tivemos um passado difícil, é certo, e por isso não desperdiçamos tempo em tornarmo-nos problemáticos! E somos peritos em nos divertirmos “.

Como é a cerveja?

Fria e deliciosa. Os Sul Africanos bebem por hábito cerveja engarrafada, embora muitos pubs ofereçam uma variedade de cerveja de pressão. O maior produtor é a South African Breweries, atualmente uma enorme multinacional com negócios espalhados por todo o mundo. A Lager é provavelmente a mais apreciada, seguida da Pilsener. Dentro e fora dos estádios, só poderão beber Budweiser – um dos patrocinadores oficiais da FIFA.

E a comida?

Saborosa, exótica e muito variada. O povo Sul Africano tem diversas origens, culturas, línguas e crenças e a sua comida é um reflexo dessa riquíssima miscelânea.

Para os mais audazes, oferecemos desafios culinários, como bifes de crocodilo, lagartas fritas ou cabeças de carneiro – uma delícia! Para os menos corajosos, existem iguarias indígenas deliciosas, como o biltong (carne salgada frita), a bobotie (uma versão muito elaborada da tradicional tarte de carne de carneiro picada) e os boerewors (salsichas caseiras picantes grelhadas num fogareiro).
No espaço de uma mesma rua de uma cidade ou de um centro comercial poderá encontrar restaurantes italianos, duas ou três variedades de cozinha chinesa e japonesa, marroquina, francesa, portuguesa e indiana. Não muito longe andarão os restaurantes congoleses, gregos, até mesmo brasileiros e coreanos – e em qualquer sítio, fusão, exibindo as fantasias culinárias dos chefes mais criativos.


O que é uma vuvuzela?!
Alguns dirão que é o instrumento musical nacional da África do Sul. É uma corneta grande em plástico, de cores vivas, que todos os fãs sopram a plenos pulmões em todos os jogos de futebol por todo o país. O som que ela faz é algo entre o sopro de um elefante com gripe e o zumbido de um enxame de abelhas gigante, mas que fazer? Os Sul Africanos adoram-na.







 
 
 
 
 
 
 
 







postado por Luciano Silva
pesquisas Luciano Silva