Onze crianças receberam vacinas vencidas na Capital

|

O Ministério Público da Paraíba já constatou que, pelo menos, 11 bebês receberam doses da vacina contra o rotavírus com prazo de validade vencido na rede municipal de saúde de João Pessoa.
Das 11 crianças, dez foram vacinadas no início deste mês na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Treze de Maio e uma, no Instituto Cândida Vargas.
A denúncia levou o Ministério Público a solicitar uma inspeção na maternidade que é referência em gravidez de alto risco. Uma equipe da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) se deslocou até a unidade para analisar documentos e constatar se as vacinas disponíveis estão dentro do prazo de validade.
Na tarde desta desta segunda-feira (19), a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e a Equipe Especializada nas áreas de Saúde e Consumidor realizaram uma audiência com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS/JP) e da Agevisa para cobrar providências capazes de melhorar o gerenciamento, a distribuição e o controle das vacinas.
A responsável pela Seção de Imunização, Chiara Dantas, informou que cerca de mil doses da vacina contra o rotavírus são distribuídas por mês na rede pública municipal de saúde. A SMS/JP já abriu sindicância para identificar e responsabilizar os servidores que não descartaram as vacinas vencidas.