Dia do Combate ao Glaucoma será celebrado com atendimento gratuito

|

segunda feira dia 24 de maio de 2010


Profissionais da área da oftalmologia comemoram o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, na próxima quarta-feira (26), realizando serviços gratuitos para pessoas com suspeita da doença. Haverá medida de pressão intra-ocular e exames além do encaminhamento dos portadores de glaucoma para avaliação posterior mais detalhada nos centros de saúde parceiro ao programa.
Os atendimentos serão realizados no dia 26, das 8h às 15h, em locais como: Ação Visual do Instituto de Olhos do Recife, Fundação Altino Ventura e Seope.
Dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma revelam que 2% da população apresenta a doença sem saber, o que já é considerado um estimativa de risco na área oftalmológica. Na campanha são esperadas mais 2.000 pessoas.
A ação terá, ainda, distribuição gratuita de colírios anti-glaucomatosos para pacientes da rede SUS de Pernambuco, resultado de uma mobilização de oftalmologistas no Recife em 2009.
A iniciativa é desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, que conta com a parceria do Instituto de Olhos do Recife (IOR), Hope, Hospital Santa Luzia   Seope, entre outros.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença séria e de risco. Se não tratada, pode levar à perda gradual da visão ou até a cegueira. A população de baixa renda sempre foi quem mais sofreu com esta realidade, não só pela pouca informação como também pela falta de acesso ao tratamento.
A estatística é dura. Numa região metropolitana de 3 milhões de habitantes, espera-se encontrar cerca de 60 mil portadores de glaucoma, dos quais, 30 mil não têm a mínima idéia de serem portadores do mal. Além disso, dificilmente os demais conseguem usufruir de serviços e profissionais com treinamento adequado para apuração de um diagnóstico e tratamento com êxito
A doença age lentamente. Até o portador percebe haver algum erro com os olhos, já há uma perda de 40 a 50% das fibras nervosas que constituem o nervo óptico (via que conduz as impressões visuais do olho até o cérebro). Por esta razão, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais possibilidades de ajudar os pacientes.


Postado Por Luciano Silva
pe360 graus